Economia criativa é um instrumento de transformação social

Você já ouviu falar em economia criativa? 

Não? Então vamos explicar o que é e como influenciam nossa sociedade como um todo, incluindo economia, emprego e renda.

As evoluções tecnológicas têm mostrado ao mundo que as empresas precisam ser cada vez mais inovadoras e criativas para continuar relevantes no mercado. E isso está diretamente ligado à geração de emprego e renda, especialmente em países como o Brasil, onde a desigualdade social ainda é uma característica bastante relevante da sociedade.

Mas o que isso significa na prática? Os empregos diminuíram? Como podemos nos preparar para esse cenário? Quais segmentos profissionais estarão protegidos desses avanços?

Essas importantes questões preocupam, principalmente, os trabalhadores. É importante lembrar que isso aconteceu diversas vezes ao longo da nossa história. a evolução tecnológica foi responsável por grandes transformações sociais ao longo dos anos.

Criatividade: uma habilidade humana

Dentro desse contexto, é importante saber que foi a criatividade do trabalhador que manteve a economia girando e evoluindo ao longo de sua história. Nenhuma economia do mundo se sustenta sem inovação. E inovação significa criatividade.

Você sabia que os países mais desenvolvidos e ricos do mundo só alcançaram esse patamar por conta de sua economia inovadora e criativa? Em nossa história recente temos dois exemplos claros na Alemanha e no Japão.

Na Alemanha, por exemplo, a partir de 1945, com o país absolutamente devastado pela segunda guerra mundial, houve um grande movimento da sociedade para reconstrução. As pessoas foram incentivadas a desenvolver e modificar conceitos, métodos e ideias utilizando materiais simples como palha de milho, borracha de pneus e madeira para reconstruir uma sociedade. Esses itens foram responsáveis por fornecer insumos básicos, para a sociedade alemã da época como calçados, bolsas e materiais para construção de novas moradias. Isso movimentou a economia, gerou emprego e renda e foi fundamental na recuperação do país no pós-guerra. Hoje a Alemanha tem uma das economias mais sólidas e modernas do mundo.

No Japão temos um exemplo ainda mais agudo onde uma sociedade com quase nenhum recurso natural, mas sedenta por conhecimento consegue transformar um país pequeno, distante e destruído pela guerra em uma das maiores potências tecnológicas do mundo. Mas como isso aconteceu? A resposta é simples: economia criativa.

 

Transformação econômica

As pessoas entenderam que era importante enaltecer a localidade e enxergaram o potencial em produtos que pudessem ser comprados por qualquer um, o setor econômico se desenvolveria e seria possível manter a roda da economia girando. O resultado dessas ações é o que podemos definir como ponto chave do conceito de economia criativa. Ações e atividades inovadoras que geram receita e impacto na economia.

No Brasil, também temos grandes exemplos de como a economia criativa pode gerar emprego, distribuir renda e impactar a sociedade de maneira positiva. No Nordeste, diversas comunidades ribeirinhas produzem artesanato com materiais básicos como palha de coqueiros que são exportados para diversos países do mundo, movimentando uma cadeia produtiva que também inclui diversos produtos derivados da palmeira de cocos, abundantes na região.

Para se ter uma ideia, no Brasil, a Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural existe desde 2012 e já é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) atualmente. Sabe o que isso significa? Que o mercado para pessoas inovadoras e criativas cresce a passos largos e ainda há muito espaço para evoluir.

Quer saber como você ou a sua empresa podem participar desse cenário? O Grupo Univers ajuda a mapear essas oportunidades, captar recursos, capacitar pessoas e gerenciar o projeto de forma a fortalecer toda a cadeia produtiva!

Compartilhe este post

Posts Relacionados

Rua Nelson César de Oliveira, 445 – Sala 2 Jardim das Indústrias – São José dos Campos / SP – Brasil.

Newsletter

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo mensal para se manter atualizado.

Fale com a gente!

Rua Nelson César de Oliveira, 445 – Sala 2

Jardim das Indústrias

São José dos Campos / SP – Brasil, 12240-220