ESG: ações de impacto na empresa e na sociedade

O termo ESG começou a aparecer no mundo corporativo há pouco tempo e já se tornou a “palavra da vez”. O que antes era tratado, de forma menos ampla, como “sustentabilidade” ou “responsabilidade social” passou a ganhar um viés cada vez mais de investimento: onde o empreendimento deve render dinheiro para impactar seus stakeholders e trazer ganhos financeiros e sociais.

Mas afinal, o que é ESG? ESG são as iniciais das palavras em inglês Environmental, Social and Corporate Governance, que significa “ambiental, social e governança corporativa”, um termo criado para atrair a atenção de investidores.

Na prática, o ESG é um conjunto de orientações utilizadas para direcionar investimentos de uma empresa quando o assunto é sustentabilidade, mas não apenas isso. É importante destacar que as ações de ESG incluem também aquelas que não estão relacionadas aos resultados financeiros de sua operação, mas também ao impacto para a sociedade.

Alguns objetivos do ESG nas empresas:

  • Minimizar o impacto da empresa no meio ambiente;
  • Contribuir na construção de um mundo mais justo, com impacto direto na comunidade vizinha;
  • Manter os melhores processos de administração.

Um termo jovem

A sigla ESG foi citada pela primeira vez em um relatório de 2005 chamado “Who Cares Wins”, uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes, entre eles o Brasil, definiram juntas algumas recomendações sobre como “incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema”.

Em menos de 18 anos, o termo se tornou um grande diferencial nas empresas, seja sintetizando e convergindo ações que a instituição já realizava, ou mesmo abrindo os olhos dos empreendimentos que ainda não buscavam ações de meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Resultados para a empresa.

O ESG tornou-se um importante critério para investidores, pois está relacionado à confiabilidade de uma empresa no mercado.  Em outras palavras, por meio das ações de ESG de uma empresa, é possível perceber se aquela empresa busca gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

Além disso, as ações de ESG têm outra importante participação no resultado da empresa, elas podem contribuir com a redução de multas ambientais, intervenções regulatórias e sociais e outros.

Mas para que isso aconteça é fundamental que o ESG olhe para toda a matriz de stakeholders de uma empresa, ou seja, para seus mais diversos públicos de influência – investidores, reguladores, instituições fiscalizações, comunidade vizinha entre outros.

A consultoria BCG realizou um estudo recente que mostrou que as empresas que adotam melhores práticas ESG, garantem diversos impactos positivos, incluindo maior lucratividade e uma melhoria em seu valor de mercado.

Mas como definir as ações ideias em ESG?

Não é necessário que o empreendimento tenha investimentos iguais em meio ambiente, social e de governança. Para definir a atuação da empresa em ESG, é fundamental olhar para sua área de atuação, quais são os públicos impactados e o propósito da empresa. As ações devem estar conectadas com a linha de atuação do empreendimento.

Para definir como fazer investimentos sustentáveis e responsáveis, vale a pena analisar, entre outras coisas:

  • Qual a localização da empresa?
  • Qual o impacto nas comunidades em que está inserida?
  • Qual o impacto do produto ou serviço oferecido pela empresa no mundo?
  • Qual o tratamento dado aos funcionários?

Para selecionar projetos sustentáveis e responsáveis que estejam conectados com a linha de atuação da empresa, também é importante conhecer alguns critérios referentes à cada sigla.

Ambiental

As ações de meio ambiente adotadas pela empresa devem avaliar o impacto ambiental das empresas e quais serão seus esforços para diminuir esse impacto. Alguns exemplos são as ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a proteção da biodiversidade, os recursos hídricos ou o desmatamento

Social

relação da sua empresa com o seu meio social (funcionários, comunidade vizinha, comunidade em geral). Nesse ponto, é fundamental analisar quais são os valores da empresa e, a partir disso, traçar as possibilidades de contribuir com questões de emprego, saúde, segurança, diversidade etc.

Governança corporativa

As ações adotadas nessa letra da sigla ESG, devem considerar os procedimentos de decisão das empresas, sua estrutura organizacional, os padrões de compliance, entre outros.

É fato que as empresas podem aumentar seu lucro se criarem valor para seus Stakeholders, mas para isso é importante avaliar de que forma será feito esses investimentos em ESG. O Grupo Univers te ajuda a fazer essa análise e participa de todo processo de definição e implantação das ações.

Quer saber mais sobre? Entre em contato com o Grupo Univers!

Compartilhe este post

Posts Relacionados

Rua Nelson César de Oliveira, 445 – Sala 2 Jardim das Indústrias – São José dos Campos / SP – Brasil.

Newsletter

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo mensal para se manter atualizado.

Fale com a gente!

Rua Nelson César de Oliveira, 445 – Sala 2

Jardim das Indústrias

São José dos Campos / SP – Brasil, 12240-220